24.7.14

Lendas

Para encerrar de vez esse assunto de lendas, resolvi dar uma explicada no que elas são, e pode confiar em mim, está tudo certo, eu peguei das anotações do colégio e eu estudo em colégio militar, então não me venha com essa história de "você só tem 11 anos"!
Bem, as lendas surgiram para o ser humano tentar explicar a origem das coisas de forma mágica. Como no tempo em que foram criadas o homem não sabia escrever, elas foram passando de boca em boca mesmo.
As lendas geralmente são curtas, com linguagem simples, e o mais importante e fácil de lembrar: são atemporais, isto é, você não consegue reconhecer claramente o tempo em que se passam.
Existem lendas gregas,que foram as que eu comentei aqui no blog, lendas heróicas, como as do Robin Hood, lendas esportivas, para explicar o surgimento de algum esporte, lendas de cavalaria, que na verdade são bem parecidas com as heróicas, lendas naturalistas, que querem explicar elentos da natureza, lendas do descobrimento, narrando as aventuras dos desbravadores da América, lendas de assombração, comuns no folclore brasileiro, como lobisomem ou Saci, (embora Saci não assombre ninguém), e lendas Comogônicas, para explicar o surgimento do universo, com o texto Pan Gu, do folclore Chinês. Ufa! Quantos tipos são? 1,2 3... 8 tipos de lendas! Isso só do que eu sei...
Infelizmente, hoje temos centistas, que vão ficar nos perturbando para dizer que não são lendas reais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário